Robô protege plantações de morango de fungos e bolores com luz UV

produtores de morangos podem ter um novo tipo de aliado trabalhando no campo, um robô que usa luz ultravioleta para matar certos tipos de fungos e bolores.  Este robô está em desenvolvimento no Centro de Pesquisa e Educação Gulfcoast da Universidade da Flórida, em Wimauma.


Após a programação, o robô começa a trabalhar de forma autônoma passando por toda a produção.  Quanto mais lento o robô estiver programado para se mover, maior será a luz UV que as plantas obterão.


Como muitos dos fungos que atacam os morangos desenvolveram resistência aos raios UV à luz do dia, o robô funciona à noite.  “À noite, esse mecanismo de resistência é desligado”, disse a Dra. Natalia Peres. “Então, basicamente, você está batendo neles quando estão dormindo.”


Dra. Peres é a pesquisadora principal do projeto. Ela disse que os produtores podem acionar o robô algumas vezes por semana e explicou que não é uma bala de prata. Não mata todos os fungos ou bolores, mas pode ser usado de maneira muito eficaz contra muitas ameaças que afetam os morangos e outras culturas.



Fonte: Fox 13


 

Tags:, , , , ,
WhatsApp Ajuda